Blog
Grupo Vidas investe na área de Business Intelligence
Tecnologia permite decisões estratégicas seguras

No Grupo Vidas, a área de BI (Business Intelligence) desenvolve a cultura de orientação por dados e busca engajar os colaboradores ao uso prático das informações. Para que isso seja possível, o Grupo utiliza ferramentas tecnológicas como o Power BI que auxilia na importação de dados de várias fontes diferentes, trata, modela e compartilha painéis ou cenários.
Com os dados coletados é realizado um processo de ETL (extração, transformação e carregamento), em seguida a Inteligência Artificial (IA) atua com modelo dimensional na exploração dos dados que são transformados em indicadores assistenciais.
O Coordenador de Business Intelligence do Grupo Vidas, Moisés Junior, explica que os indicadores podem ser utilizados principalmente para aprimorar o atendimento: "Com esses processos conseguimos aprender com os dados e, assim, criar estratégias e planos de ações para melhorar o atendimento prestado aos nossos pacientes. Isso também reflete no modo em que atuamos frente às operadoras de saúde".
Entenda como o Power BI funciona no Grupo Vidas:
- Plataforma completa de Business Intelligence e Analytics
- Automatização de Atividades
- Sistema próprio de arquitetura de dados
- Transformação interna de dados e ETL
- Insights personalizados de acordo com a demanda
- Hands-On online para mostrar o funcionamento dos dashboards
"Hoje ser uma empresa orientada por dados (Data-Driven) é um grande desafio, mas com estruturas certas, é possível tomar decisões com base em comprovações e previsões seguras, que devem ser muito mais confiáveis do que decisões baseadas em suposições ou percepções. A importância em ser data-driven pode ser resumida em uma palavra principal: a segurança", finaliza o coordenador.