Blog

ESTOMATERAPIA É FUNDAMENTAL PARA O TRATAMENTO DE GRANDES LESÕES

Cuidado individualizado e especializado pode evitar complicações

Ano 09 | N° 94 | Abril 2023
 
Com o intuito de oferecer um atendimento especializado e personalizado com expertise nas formas de cuidado específicas para estomias e lesões, o Grupo Vidas conta com a estomaterapia, especialidade exclusiva da enfermagem responsável por ações que promovem a atenção integral à saúde. O enfermeiro estomaterapeuta cuida de aspectos preventivos, curativos e da reabilitação de pacientes com:  
  • Estomias;  
  • Incontinências;  
  • Fístulas;  
  • Feridas;  
  • Cateteres;  
  • Drenos;  
  • Tubos. 

Atualmente, o Grupo cuida de mais de 3.600 pacientes, sendo que 672 possuem estomias e outros 283 possuem lesões.* Entre os pacientes está o senhor W. de 72 anos que iniciou o seu tratamento com a instituição no ano de 2020.  

O senhor W.** possuía o diagnóstico de insuficiência vascular, diabetes e hipertensão. 

Quando iniciou atendimento com o Grupo Vidas, tinha realizado uma cirurgia para amputação do membro inferior esquerdo na altura do joelho, que evoluiu com deiscência, conhecida popularmente como uma abertura dos pontos.  

A deiscência ocasionou uma infecção significativa no local, com presença de tecido necrótico, exsudato purulento em quantidade excessiva, odor forte, sendo realizadas várias condutas sem resultado positivo. Houve a indicação de nova abordagem cirúrgica para amputação de mais uma área do membro inferior esquerdo, devido as condições que a lesão apresentava no momento. 

No entanto, a estomaterapeuta do Grupo Vidas, Angélica Rosa Paixão, em conjunto com a equipe multidisciplinar que acompanhava o senhor W. e com o apoio dos familiares propuseram uma mudança de conduta no tratamento.  

A estomaterapeuta explica que a nova conduta envolveu outros procedimentos: "Iniciamos o tratamento do senhor W. com antibioticoterapia (prescrito pelo médico titular em conjunto com o médico do Grupo Vidas), realizamos atendimento a cada 48 horas com profissional de enfermagem especializado com curativo específico de alta tecnologia, suporte nutricional e atendimento de fisioterapia. Em 5 meses, conquistamos a cicatrização total da lesão". 

Angélica enfatiza que a abordagem consistente, planejada e com o apoio de todos foi fundamental para assegurar um atendimento de alta qualidade e sucesso: "A cicatrização da lesão foi um sucesso porque contamos com o envolvimento de toda a equipe multiprofissional, além do apoio dos familiares e do próprio paciente que entendeu e seguiu as orientações. Todos trabalhamos com objetivo de melhorar a qualidade de vida do senhor W. Conseguimos readaptar o dia a dia dele, para que ele pudesse reconquistar a sua autonomia. O uso das próteses dos membros inferiores, do andador e da mobilete adaptada só foram possíveis após a cicatrização total da lesão. ".  

*Dados de 2022.

**Nome fictício